Início MAQUET S.A. BrasilQuem SomosProdutosPacienteSoluçõesServiçosNotíciasEventostreinamentoContato
PACIENTE
Condições
Doençaa da Artéria Coronária
Doença Vascular
Doença Arterial Periférica
Aneurismas da Aorta
Doença da Artéria Carótida
Procedimentos
Doença da Artéria Carótida

A doença da artéria carótida é uma condição na qual uma das ou as duas artérias carótidas se tornam estreitas ou bloqueadas devido a um acúmulo de placa. A placa é composta por tecido cicatrizado, células do sangue na parede da artéria, colesterol e outras substâncias gordurosas. A placa pode desacelerar ou parar o fluxo de sangue para o cérebro.

Se o acúmulo de placa nas artérias carótidas não interferir significativamente no fluxo de sangue para o cérebro, seu médico pode simplesmente recomendar passos para evitar coágulos sanguineos e acúmulo adicional de placa. Esses passos podem incluir a prescrição de medicamentos anticoagulantes e o tratamento de pressão alta e colesterol alto. O médico também pode recomendar mudanças no estilo de vida, como exercícios físicos regulares.

Se houver um bloqueio significativo em uma das ou as duas artérias carótidas ou se você sofrer um derrame ou mini-derrame, o tratamento interventivo pode ser necessáio. O médico pode recomendar uma cirurgia chamada endarterectomia da carótida, para remover a placa. Além disso, seu médico pode consideraradequado o tratamento endovascular com angioplastia e colocação de um stent na artéria, para ampliar a passagem através da qual o sangue flui. Esse método menos invasivo de tratamento da doença da artéria carótida inclui exames clínicos para determinar quais pacientes são mais bem tratados desta maneira.

A endarterectomia da carótida é um procedimento cirúrgico no qual a placa é removida de uma artéria carótida. A remoção da placa restaura o fluxo sanguineo normal através da artéria carótida. Apenas seu médico pode decidir a melhor forma de tratar sua doença de artéria carótida. Ele vai basear sua decisão no nível de bloqueio e no que é medicamente adequado para sua situação.


Durante o procedimento
Você recebe uma anestesia local ou geral. O cirurgião, então, faz uma incisão de vários centímetros de comprimento em seu pescoço e abre a artéria carótida. A placa é cuidadosamente removida da artéria carótida enquanto deixa para trás a camada externa do vaso sanguineo, o que fornece força e substância. Quando a artéria está a mais limpa possível, as incisões na artéria e pele são fechadas. A incisão na artéria normalmente é fechada com uma atadura feita de sua própria veia ou de tecido. Isso comprovadamente tem diminuído a chance de novo estreitamento do vaso sanguineo.

O que esperar depois do procedimento

A recuperação normalmente é rápida. Os pacientes devem ficar no hospital no dia da cirurgia, mas frequentemente recebem alta na manhã seguinte. Pode haver dor no pescoço e dificuldade para engolir por alguns dias.

A maioria das pessoas retoma rapidamente suas atividades normais depois de uma endarterectomia da carótida e, normalmente, voltam ao trabalho até um mês depois da cirurgia.

A doença da artéria carótida não pode ser eliminada completamente. No entanto, é possível controlá-la para ajudar a evitar bloqueio e derrame. Consulte seu médico para check-ups regulares e para ajuda no ajuste ou eliminação de fatores de risco.



Relaciones con los inversores
Haga clic para conocer los contactos locales